Criar um Site Grátis Fantástico
Rodrigues
Rodrigues

A comunidade quilombola de Rodrigues está situada em uma antiga fazenda. Segundo os moradores, ainda hoje é possível ver alicerces em alguns pontos dos 12 (doze) alqueires e meio de extensão que possuia o muro que cercava a propriedade e seu pasto de porco. A fazenda pertencia a dois irmãos: José e João Rodrigues. Os moradores mais antigos da comunidade permaneceram na terra após o fim da fazenda, enquanto outros vieram do Quilombo do Sapé e de São José do Paraopeba. As primeiras famílias são: os Justino, os Souza e os Marques.

Os moradores não sabem afirmar se os seus antepassados foram escravizados na Fazenda dos Rodrigues. O que sabem é que há cinco gerações já não existia a fazenda, e que os então moradores da comunidade quilombola de Rodrigues trabalhavam como meeiros em terras de outros proprietários.

Composta por 19 (dezenove) famílias, 13 (treze) a mais do que no momento de sua formação, a comunidade quilombola de Rodrigues está localizada a 36 Km de Brumadinho e a 90 Km de Belo Horizonte. A capela em homenagem a Nossa Senhora de Santa Cruz e Nossa Senhora da Rosa Mística é o principal espaço de reunião da comunidade, concentrando não só as atividades religiosas, mas também as reuniões comunitárias sobre os mais diversos assuntos.

Os que permanecem na comunidade trabalham na terra, mas com vistas à própria subsistência. Alguns são empregados pelo Instituto Inhotim, por fazendas do entorno na época da colheita da mexerica, pela Prefeitura Municipal de Brumadinho ou pela fábrica de blocos pré- moldados instalada na região.

A comunidade quilombola de Rodrigues têm uma organização mais simples do que as comunidades vizinhas. A estrutura organizativa está baseada em instituições das quais fazem parte outras comunidades quilombolas, fortalecendo uma espécie de rede e iniciativas conjuntas. As organizações que atuam na comunidade são: Irmandade Nossa Senhora do Rosário - Organização de suma importância para a identidade da comunidade, é responsável por organizar o Congado e o Moçambique. Além de Rodrigues, fazem parte da Irmandade as comunidades quilombolas do Sapé e de Marinhos.